O Banco Central Europeu (BCE) deve manter a taxa de juro de referência estável nos 4,25% na sua reunião desta quinta-feira, prevê o Millennium BCP Investimento.

O banco acredita ainda que o discurso do presidente do banco central, a ser proferido numa conferência de imprensa após a reunião, não deverá sofrer grandes alterações, mantendo-se neutral.

«Apesar da progressiva deterioração dos indicadores económicos e da diminuição da inflação (cujo pico deverá ter sido atingido em Julho), espera-se que Jean Claude Trichet assuma uma postura neutral, à semelhança da reunião anterior», pode ler-se na nota do banco de investimento.

No que se refere a previsões macroeconómicas, o Millennium acredita que, «provavelmente, o BCE revirá em baixa as previsões para o crescimento e manterá praticamente inalteradas as previsões para inflação».

No entanto, o BCP acredita também que a recente queda das cotações do petróleo pode implicar que as previsões de inflação venham a ser revistas em baixa face a Junho.

No que se refere à evolução das taxas de juro nos próximos meses, a instituição espera uma redução no final do ano, mais propriamente uma descida de 24 pontos base na última reunião do ano, para os 4%. Em Março do ano que vem, prevê-se um novo corte, de mais 25 pontos base, para os 3,75%.