De olhos no troféu – e de sonho bem vivo – Angola e Cabo Verde preparam-se para disputar os «quartos» da CAN, eliminatória inaugurada na sexta-feira pelos «palancas negras».

Na estreia nesta fase da prova, os comandados de Pedro Gonçalves terão pela frente a Nigéria de José Peseiro – e de Zaidu, Chidozie, Onyemaechi, Osimhen, entre outras estrelas. A partida está agendada para as 17h desta sexta-feira.

Mais tarde, às 20h, a República Democrática do Congo, de Mbemba e Banza, defronta a Guiné.

No sábado, de novo às 17h, o Mali joga frente à anfitriã Costa do Marfim, de Diomandé, que continua afastado das contas do selecionador.

A fechar esta eliminatória, Cabo Verde – de regresso aos «quartos», 11 anos depois – joga frente à África do Sul, que eliminou, surpreendentemente, Marrocos. Partida agendada para as 20h de sábado. Em caso de triunfo, os «tubarões azuis», orientados por Bubista, encontrarão Angola ou Nigéria.

Aliás, importa sublinhar, Cabo Verde e Angola sonham, e trabalham por certo, para escrever uma nova página na história e alcançar, de forma inédita, as meias-finais, que se disputarão a 7 de fevereiro (quarta-final).

Numa edição da CAN repleta de surpresas, algumas dignas de cinema, nenhuma seleção que atingiu os «quartos» em 2021 repetiu o feito este ano.