O banco central indiano anunciou sexta-feira a injecção de 8,2 mil milhões de dólares (cerca de 6 mil milhões de euros) no sistema financeiro do país graças à baixa de uma taxa de juro para fazer frente à crise financeira mundial.

Segundo a agência «Lusa», esta medida «foi tomada tendo em conta a evolução da situação da liquidez na Índia e no Mundo», segundo um comunicado do Instituto monetário em Bombaim.

Concretamente, o banco central baixou para 7,5% a taxa de reservas obrigatórias, o que equivale à soma de dinheiro que os bancos comerciais devem conservar como reserva, com o objectivo de facilitar as condições de acesso ao crédito que pesam sobre o consumo, principal motor do crescimento indiano.

Na segunda-feira, as autoridades monetárias da 10.ª potência económica mundial já tinham injectado 200 mil milhões de rupias (4,1 mil milhões de dólares) no sistema financeiro indiano.

O banco, que até aqui fez da luta contra uma inflação de dois números uma prioridade, explicou segunda-feira que a garantia de ter liquidez suficiente na Índia será agora o «seu primeiro objectivo».