Eis a primeira vitória de Sébastien Loeb no Rali Dakar 2024, que decorre na Arábia Saudita. Na travessia entre Al-Salamiya e Al-Hofuf, de 631 quilómetros, sendo 299 deles cronometrados, o piloto francês, acompanhado pelo belga Fabian Lurquin, foi o mais rápido.

Depois de uma terceira etapa complicada, na qual Loeb se atrasou mais de 23 minutos, o triunfo desta terça-feira dá alento ao experiente piloto de 49 anos, que nunca venceu o Dakar, apesar dos pódios em 2017, 2019, 2022 e 2023.

A um minuto e oito segundos ficou o saudita Yazeed Al Rajhi (Overdrive), seguido pelo qatari Nasser Al-Attiyah (Nasser), que cortou a meta com 1:22 de atraso.

Carlos Sainz (Audi) - na imagem deste artigo, pai do piloto de Fórmula 1, Carlos Sainz Jr. - chegou ao final da etapa com um atraso de 4:58 minutos, agravando a corrida pela liderança da prova.

Ainda assim, o espanhol não terá tido o maior amargo de boca nesta etapa. O sul-africano De Villiers, vencedor do Dakar em 2009, errou a trajetória e acabou por se atrasar 23 minutos.

O saudita Al Rajhi segue na liderança, com 4:19 minutos de vantagem sobre Sainz. O pódio é encerrado por Al-Attiyah, a 11:03 minutos do topo.

Quanto a Loeb (Bahrain Raid Xtreme), o triunfo na quarta etapa permitiu ao francês subir até ao sexto lugar, estacionando a 23:50 minutos do líder.

Para esta quarta-feira está guardada uma quinta etapa de 645 quilómetros, entre Al-Hofuf e Shubaytah, sendo que 111 quilómetros serão cronometrados. O arranque está marcado para as quatro da manhã de Portugal Continental.