Gonçalo Guedes cumpriu o jogo 100 pelo Valência, mas não teve grandes motivos para recordar o momento, já que a equipa che foi derrotada fora pelo Leganés (1-0), que precisava urgentemente de vencer para não comprometer quase irremediavelmente a luta pela permanência.

Rúben Pérez marcou de penálti aos 18 minutos, mas a expulsão do ex-Sporting Jonathan Silva por vermelho direto aos 54 minutos após uma entrada duríssima sobre Ferran Torres poderia ter deitado por terra a esperança da equipa da casa.

O Valência ainda beneficiou de um castigo máximo aos 60 minutos, mas Parejo permitiu a defesa a Cuellar.

Também este domingo, o Sevilha venceu o «aflito» Maiorca por 2-0 e colocou-se a um ponto de garantir matematicamente o apuramento para a Liga dos Campeões.

Alejandro Pozo, extremo emprestado pelos sevilhanos à equipa das Baleares, acabou por ficar ligado aos dois golos do jogo. Cometeu o penálti que permitiu ao conjunto de Julen Lopetegui adiantar-se no marcador aos 41 minutos por intermédio de Lucas Ocampos, que apontou o 14.º golo na Liga espanhola.

Já perto do fim do jogo, aos 84 minutos, Youssef En-Nesyri sentenciou a partida. O guarda-redes Yassine Bounou lançou longo para o ataque e o marroquino superou Pozo antes de desferir um chapéu perfeito a Manolo Reina.

Com este resultado, o Sevilha chega aos 66 pontos na Liga espanhola e mantém o terceiro lugar, a par do Atlético Madrid, mas com vantagem no confronto direto sobre os colchoneros. O Villarreal é quinto classificado com menos nove pontos, tendo ainda três jornadas pela frente e vantagem no confronto direto, com os andaluzes, que por isso ainda não têm o apuramento para a Liga dos Campeões matematicamente selado.

Já o Maiorca está no penúltimo lugar com 32 pontos, menos três do que o Alavés, a primeira equipa na chamada zona de salvação.

Sobrevivência difícil para o Maiorca e o mesmo não pode dizer-se do Eibar de Paulo Oliveira, que selou a permanência às custas de uma vitória por 2-0 na visita ao já condenado Espanhol. Edu Exposito bisou com golos aos 25 e 36 minutos.

Destaque ainda para o triunfo do Athletic Bilbao, que procura ainda atingir um lugar europeu, na visita ao terreno do Levante: triunfo por 2-1 à boleia de Raúl García (dois golos). Enis Bardhi marcou o único golo da equipa da casa.