As 54 federações de futebol da UEFA estão de acordo quanto à impossibilidade de se jogar o Mundial 2022, no Qatar, em pleno verão, mas também não querem comprometer-se já com uma alternativa.

«Obviamente que há muitas reservas quanto à realização do Campeonato do Mundo no Qatar, mas toda a gente concorda que seria impossível jogar sobre o severo calor do Qatar no verão como estava previsto», referiu Jim Boyce, vice-presidente da FIFA, ouvido pela televisão «Sky».

«É importante para nós que isto fique bem claro. Levar milhares de adeptos para o maior acontecimento desportivo em pleno verão é impossível», insistiu o dirigente que também é presidente da federação da Irlanda.

Apesar do consenso, parece que vai ser mais difícil encontrar uma alternativa ao verão do Qatar. «Ainda faltam nove anos. As pessoas consideram que a FIFA deve conversar com todos os parceiros e apresentar uma solução que provoque o mínimo de choques no futebol. Há muito tempo para isso», destacou ainda Boyce.

A FIFA está a preparar uma proposta para se antecipar ou adiar o Campeonato do Mundo de 2022 para o inverno no congresso do órgão máximo do futebol mundial que está marcado para 3 de outubro, para Dubrovnic, na Croácia. Uma possibilidade que começa a ganhar forma, mas com discussão entre os meses de novembro, dezembro ou mesmo janeiro.