O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, considera que as conclusões da reunião sobre a crise financeira entre a França, Alemanha, Itália e Reino Unido têm de ser debatidas entre todos os estados-membros da União Europeia.

«Todos os contributos para que os mercados financeiros europeus possam rapidamente regressar à normalidade são bem-vindos. As conclusões da reunião de quatro países membros da União Europeia ocorrida no último sábado devem, por isso, ser debatidas entre todos os estados-membros», disse Teixeira dos Santos, numa declaração escrita enviada à agência «Lusa».

Recorde-se que os líderes das quatro maiores economias da Europa acordaram pedir ao Banco Europeu de Investimento (BEI) 31,5 mil milhões de euros para ajudar as pequenas e médias empresas.

Teixeira dos Santos lembrou ainda que vai participar nas reuniões do Eurogrupo e do Ecofin na segunda e terça-feira, onde vai tentar «contribuir para que seja alcançado um consenso alargado».

Na declaração escrita, o ministro reiterou a «robustez que o sistema financeiro nacional tem revelado face às dificuldades vividas nos mercados financeiros internacionais».

«O Ministério das Finanças, juntamente com as autoridades reguladoras e supervisoras, tem acompanhado atentamente a evolução da situação financeira internacional e está empenhado em garantir o funcionamento normal do nosso sistema financeiro», conclui.