Para o economista João Ferreira do Amaral, muito dificilmente a economia portuguesa não entrará em recessão, à semelhança do que irá acontecer com a economia europeia. No entanto, para o professor, isso não significa que iremos entrar «numa depressão económica, ou seja, que vá ter um período de estagnação muito prolonga».

Apesar deste momento de incerteza, o economista considera que os investimentos públicos devem avançar mas com uma condição: só aqueles que têm real interesse para o país.

«Os investimentos públicos devem ser executados, maximizando da melhor forma possível os fundos comunitários mas só aqueles que têm real interesse para o país. Não se deve realizar investimentos só por ser despesa», refere o economista à margem das jornadas promovidas pela Associação Portuguesa de Seguros.

Quando questionado se o TGV e o novo aeroporto de Lisboa serão esses projectos de interesse, Ferreira do Amaral diz apenas que não conhece «esses dossiers», mas acrescenta que «se forem realmente importantes para o pais então devem ser executados, aproveitando os fundos comunitários que existem para esse efeito», conclui.