Os acordos de roaming GSM, GPRS, UMTS ou HSDPA estabelecidos pela TMN permitem «comunicar através do telemóvel, praticamente, em qualquer parte do mundo, em terra ou no mar, estendendo-se agora também ao espaço aéreo», diz a empresa em comunicado.

A cobertura do serviço de roaming de dados 3,5G da TMN (tecnologia HSDPA) estende-se a 40 países. Em 45 países, os clientes da TMN contam com cobertura 3G (UMTS) e em 121 com cobertura 2,5G (GPRS).

Ascende a 198 o número de países onde os clientes contam com o serviço «roaming» de voz. A extensão da cobertura do serviço de «roaming» internacional da TMN é, a avaliar pelo número de países abrangidos, uma evidência da sua posição de liderança também neste domínio.

Indo ao encontro das necessidades de comunicação de todos os tempos e quebrando fronteiras e territórios, os clientes da TMN podem também utilizar o serviço a bordo de um transporte marítimo.

Possibilidade mais recente dada pela TMN a todos os seus clientes, a funcionar desde o passado dia 1 de Setembro, é a do tráfego de voz (GSM) e de dados (GPRS) a bordo dos aviões da Air France, fruto de um acordo de roaming estabelecido com o operador On Air, que opera na tecnologia GSM 1800.

Está previsto que, nos próximos seis meses, este serviço venha a ser extensível também aos aviões da Ryanair e da TAP. É ainda expectável, até ao final do ano, a extensão da cobertura a outras companhias aéreas, através do acordo firmado com outro operador, a AeroMobile.

A oferta de roaming da TMN é demonstrativa da liderança do operador no sector, que se posiciona diariamente na perspectiva de anular quaisquer barreiras que ainda possam travar a liberdade da comunicação em mobilidade e da conquista de bem-estar dos seus mais de 5,8 milhões de clientes.