Dezoito horas após o encerramento das urnas, o Presidente Pervez Musharraf parece ter sofrido uma pesada derrota nas eleições gerais no Paquistão, estando o partido do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif na liderança da contagem, indicou uma televisão privada.

Segundo os números não oficiais difundidos esta terça-feira pela Geo TV, a Liga Muçulmana de Sharif seguia na frente, com 31,9 por cento dos votos, seguida de perto pelo Partido do Povo do Paquistão, da antiga primeira-ministra Benazir Bhutto, assassinada em Dezembro, com 28,9 por cento.

Embora Musharraf não seja candidato, os 11,8 por cento de votos obtidos pelo PML-Q, o partido que o apoia, constitui uma pesada derrota pessoal, pondo em causa a sua permanência na chefia do Estado, segundo observadores.

Paquistão: eleições «sem incidentes»

Paquistão vai hoje a votos

Dois dos seus principais apoiantes, o líder do PML-Q e o actual ministro dos Caminhos-de-ferro, não foram eleitos para o Parlamento, tendo ambos reconhecido a derrota.

Numa aparente tentativa para se manter no poder, Musharraf lançou um apelo à unidade nacional e prometeu cooperar com as forças políticas vencedoras.