Quatro jogos depois, o Santa Clara voltou a vencer na I Liga – último triunfo havia sido em Outubro, na Vila das Aves (1-2).  A equipa açoriana foi ao reduto do Moreirense vencer por 1-0 e ultrapassou a equipa minhota na tabela classificativa. O golo solitário foi apontado por Zé Manuel, a concluir uma bela jogada de contra-ataque, desenhada por Bruno Lamas e Fernando.

Foi uma partida mal jogada, com muitas faltas, muitos passes falhados e com pouca emoção, mas que, ainda assim, valeu o regresso às vitórias da equipa orientada por João Henriques, que segue tranquila na tabela classificativa. Os de Moreira de Cónegos, que jogaram os últimos 15 minutos com menos um, por expulsão de Ivanildo, nunca conseguiram contrariar a boa organização da turma forasteira.

FICHA DE JOGO E FILME DA PARTIDA

As duas equipas chegavam a este jogo separadas por dois pontos, com vantagem para os da casa. O Moreirense, depois de três triunfos consecutivos para a Liga, perdeu em Braga com um candidato ao título. Já o Santa Clara, que nunca triunfou em Moreira de Cónegos, não ganhava há três jogos, metendo pelo meio mais um desaire na Taça de Portugal.

Por isso, as duas equipas entravam em campo cheias de vontade de conquistar os três pontos. Na formação minhota, Loum, castigado, era a principal baixa, ao passo que nos açorianos o grande ausente foi Fábio Cardoso, também suspenso. Chrien foi titular pela segunda vez no campeonato, mas não esteve muito feliz no encontro.

Má primeira parte

A primeira parte não foi muito bem jogada. Muita luta a meio campo, muitos passes errados e muita bola pelo ar. Os da casa assumiram as despesas do jogo, mas raramente foram capazes de chegar com perigo à baliza à guarda de Marco. Exceção feita ao remate de Nené, após canto, quando já se jogava há mais de 20 minutos. Pouco mais se viu da equipa anfitriã.

Este lance acordou o Santa Clara que, aos poucos foi equilibrando a partida e terminou o primeiro tempo em cima dos locais. Apesar das constantes indicações para o relvado de Ivo Vieira, que pedia mais rapidez à sua equipa, pertenceram aos insulares as melhores ocasiões. Zé Manuel e Fernando estiveram muito ativos na frente, mas acabaram por desperdiçar boas ocasiões de golo. Por isso, o nulo ao intervalo era aceitável.

O golo de Zé Manuel

No reatamento, os locais entraram com vontade de reassumir as despesas do jogo e logo no segundo minuto estiveram perto de marcar por Nené. Porém, acabou por ser o Santa Clara a adiantar-se no marcador. Em contra-ataque, Bruno Lamas combinou bem com Fernando que, por sua vez, ofereceu de bandeja, com um cruzamento rasteiro, o golo a Zé Manuel.

Ivo Vieira não gostava do que via e fez duas alterações, quase de imediato: fez entrar Heri e Ângelo Neto, para os lugares de Pedro Nuno e Alan, tentando dar mais velocidade ao ataque minhoto. Os adeptos da casa bem puxavam pela equipa, todavia a baliza visitante manteve-se sempre inviolável e pouco perigo lá chegou.

E as coisas ainda se complicaram mais com a expulsão de Ivanildo, a 15 minutos do fim. A partir dá, mais nada havia a fazer senão tentar o ‘chuveirinho’. O resultado, esse, não mais se alterou.