Líder à entrada para a terceira jornada, o Boavista cedeu os primeiros pontos na Liga frente ao Casa Pia (1-1). Pese o empate, a pantera continua no topo da cadeia alimentar (para já).

Nem Petit nem Filipe Martins fizeram mudanças nas equipas iniciais em relação aos jogos anteriores.. Os axadrezados tiveram a iniciativa de jogo, em parte concedida pelo adversário, mas sentiram dificuldades para chegar junto da baliza de Ricardo Batista.

Por outro lado, o Casa Pia é uma equipa adulta na forma de jogar, matreira e inteligente. Não foi surpresa nenhuma que a primeira oportunidade de golo tenha pertencido aos gansos: João Gonçalves travou com as pernas o remate de Clayton (16m).

O brasileiro acabaria por não falhar aos 33 minutos. Sensacional jogada coletiva dos gansos que começou na defesa, passou por Vasco Fernandes, Godwin e Pablo Roberto até que este isolou Clayton. O atacante não falhou e fez o 1-0.

O Boavista sentiu o golo sofrido e não se encontrou até ao fim da primeira parte. Os axadrezados somaram más decisões e passes errados – gritavam pelo intervalo, no fundo. Já Casa Pia, percebendo que o adversário estava num estado moribundo, ficou perto de 2-0 num cruzamento de Lelo e num remate de Pablo Roberto.

O intervalo fez bem ao Boavista que marcou logo aos três minutos da segunda parte. Um golaço! Pedro Malheiro encheu-se de fé e rematou forte para o fundo da baliza do Casa Pia. O golo empolgou os axadrezados que criaram um par de ocasiões para dar a volta ao encontro.

Ricardo Batista foi forçado a tornar-se protagonista e fez uma excelente defesa a remate de Bruno Onyemaechi. A pantera estava em cima dos gansos e pouco depois, o lateral nigeriano viu o guarda-redes de 36 anos brilhar a um remate na pequena área. Porém, no melhor pano quase caiu a nódoa e Ricardo Batista por centímetros não «ofereceu» um golo a Reisinho.

Nem as entradas de Fernando Andrade, Neto ou Felippe melhoraram o Casa Pia que poderia (e quiçá, deveria) ter perdido um jogo que controlou na primeira parte. O Boavista, por seu turno, confirmou os sinais muito positivos deixados nas duas primeiras rondas e lidera a Liga – fica à espera do que vão fazer Sporting, Vitória e FC Porto.