O piloto italiano Francesco Bagnaia (Ducati) foi penalizado esta sexta-feira em três lugares, na grelha de partida do Grande Prémio de Itália de MotoGP, por ter atrapalhado o espanhol Álex Márquez (Ducati), que seguia numa volta lançada nos treinos cronometrados.

Os dois pilotos cruzaram-se na trajetória da curva 12 do circuito de Mugello e Álex Márquez ficou a gesticular, em protesto.

No final da sessão, questionado pelos jornalistas, Bagnaia apelidou a atitude do mais novo dos irmãos Márquez de «show off». «Não serve de nada, é só para dar espetáculo», afirmou.

Já o piloto espanhol explicou que seguia numa volta lançada, «a melhorar os parciais», quando apanhou Bagnaia na trajetória ideal. «Ele ia muito lento, mas pensei que se ia desviar. Apanhei-o no meio da curva 12, numa situação muito perigosa», disse.

Os comissários decidiram investigar e penalizar Bagnaia com a perda de três lugares na grelha de partida, na sétima ronda da temporada.

O português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou o dia com o quarto melhor tempo e garantiu uma vaga direta na segunda fase da qualificação de sábado.