A Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) remeteu à Comissão Disciplinar da FIFA um recurso apelando à «justiça desportiva» e pedindo a anulação do afastamento de Cabo Verde da última fase de qualificação africana para o Mundial2014.

Segundo um comunicado da FCF, divulgado esta quinta-feira à imprensa, o processo foi enviado na quarta-feira, dentro do prazo previsto na lei pela Comissão de Recurso da FIFA. «Estamos confiantes num resultado favorável e a FCF acredita que irá prevalecer o seu argumento e as regras do jogo, em especial os regulamentos da FIFA», escreve-se no documento da federação cabo-verdiana.

Em causa está a decisão da Comissão Disciplinar da FIFA de punir Cabo Verde com uma derrota de 3-0 no jogo com a Tunísia, realizado a 7 de setembro, em Tunes, a contar para a 6ª e última jornada do Grupo B de qualificação para o Campeonato do Mundo, a disputar no Brasil no próximo ano.

A decisão, baseada na utilização ilegal de um jogador no derradeiro jogo, que Cabo Verde venceu por 2-0, levou à exclusão dos «Tubarões Azuis» da última fase de apuramento para o Mundial, de onde, das dez seleções apuradas, sairão as cinco que o continente africano tem direito para participar.

Com a exclusão de Cabo Verde, ainda passível de recurso, a Tunísia, vencedora do Grupo B, acabou por ser repescada e, segundo o sorteio realizado esta semana no Cairo, vai defrontar os Camarões, precisamente a equipa que Cabo Verde eliminou no «play-off» de apuramento para a Taça de África das Nações (CAN-13).