Centenas de australianos rumaram à pequena aldeia de Exmouth, no oeste do país, para assistir a um eclipse híbrido, um fenómeno que ocorre apenas cerca de cinco vezes por século, em que a lua tapa o sol, transformando o dia em noite.

Um fenómeno raro que começou a ser mais visível no Oceano Índico, mas que foi progredindo para o Pacífico, tendo sido possível observar, de diferentes formas, a partir de vários locais. Algumas pessoas, como as que estiveram em Exmouth, conseguiram ver um eclipse total, mas outras viram apenas o eclipse na sua forma anular, quando a lua cobre apenas parcialmente o sol.

A pequena aldeia australiana, com três mil habitantes, era apontada como um dos melhores locais para se ver o fenómeno e isso levou a que fosse invadida por centenas de curiosos, incluindo cientistas e turistas. O eclipse durou apenas sessenta segundos. Eram 11h27 locais quando o céu ficou totalmente escuro.

«É apenas um minuto, mas parece muito tempo. Não há mais nada que possamos ver que se pareça com isto», afirmou um norte-americano que viajou de propósito para o local, em declarações à ABC News.

Veja as imagens na galeria associada