O nadador Gabriel Lopes sagrou-se campeão mundial universitário dos 200 metros estilos, ao vencer a final com o tempo de 1.59,12 minutos.

Gabriel Lopes, que na última semana esteve presente nos Mundiais de Natação, em Fukuoka (Japão), foi o único a nadar a distância abaixo dos dois minutos.

Esta foi a quarto medalha para Portugal na competição que está a decorrer em Chengdu, China, e a segunda de ouro no dia depois da de João Coelho nos 400 metros em atletismo.

O nadador português tem como recorde pessoal 1.58,34 minutos (pouco acima dos 1.58,19 minutos do recorde nacional pertencente ao já retirado Alexis Santos): os mínimos olímpicos estão fixados em 1:57,94.

Recorde-se que na quarta-feira Camila Rebelo alcançou a prata nos 200 metros costas e tornou-se na primeira mulher nadadora portuguesa a subir ao pódio numa Universíada, competição na qual a natação portuguesa só havia conquistado medalhas pelo histórico Alexandre Yokochi: prata e ouro nos 200m bruços em 1985 e 1987, respetivamente.