A cada jornada repete-se o guião: há erros dos árbitros, alguns graves, outros menos graves, e gera-se uma discussão interminável. Pelo meio surgem clubes que justificam a carreira com os erros de arbitragem que os prejudicaram. Otamendi diz que tem ouvido tudo o que se diz, mas não vai por esse lado.

O central falou esta terça-feira no Olival e preferiu não se alongar muito na análise ao burburinho constante do futebol português. «Na questão das arbitragens não nos metemos nem opinamos, só escutamos», revelou. «As críticas às arbitragens dependem de quem as faz, eu não tenho nenhuma opinião.»

Questionado se entende as queixas do Benfica, Otamendi foi pronto na resposta. «Entendo tudo», disse com alguma ironia. Mais a sério, lembrou que «o árbitro pode equivocar-se a favor ou contra, é sempre assim». «O F.C. Porto não vai no sentido de sair por aí a criticar as arbitragens, nem nada parecido.»

«O melhor da época? Hulk e Falcao estão muito bem»

Ultrapassada a questão das arbitragens, Otamendi falou do jogo desta quarta-feira com o Beira Mar. Depois da derrota caseira com o Nacional, a equipa regressa à Taça da Liga e novamente em casa. «O Beira Mar é uma equipa que está a fazer uma boa época e temos de o respeitar como respeitamos todos os adversários.»

«Vamos tentar fazer o nosso jogo, dominar os noventa minutos e, muito importante, abrir o marcador rapidamente.» Curiosamente o Beira Mar vem em dose dupla: amanhã para a Taça da Liga e sábado, em Aveiro, para a Liga. «É importante ter uma mentalidade ganhadora em ambos para alcançar a vitória.»

Otamendi diz, de resto, que não há um jogo mais importante do que o outro. Até porque o F.C. Porto quer ganhar todas as provas. «As nossas perspectivas são de ganhar a Taça da Liga e por isso é importante vencer todos os jogos. Vamos tentar ganhar nas duas jornadas que faltam e depois não depende de nós, logo se vê.»