O primeiro-ministro, José Sócrates, declarou-se confiante na ratificação do novo tratado europeu por todos os estados-membros e considerou que o documento devolveu a ambição à Europa, definida pela imagem «muitas abelhas, um só voo».

Falando na qualidade de secretário-geral do PS, num debate sobre o novo tratado da União Europeia (UE), no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, José Sócrates disse que «há uma grande consciência europeia de que este tratado vai entrar em vigor».

«Juntaremos o nome do nosso país àqueles que já ratificaram o tratado de Lisboa no próximo dia 23 de Abril», sublinhou, lembrando a data da votação do documento na Assembleia da República.

O secretário-geral do PS utilizou uma imagem do filósofo espanhol Ortega y Gasset para descrever a UE: «São muitas abelhas, um só voo. É mesmo assim que eu vejo a Europa. Sabermos voar, não andar pelo solo, mas voar, ter aspiração, ter sonho e ter ambição». «É isto que também está no tratado de Lisboa», acrescentou, recebendo aplausos da assistência.

De acordo com Sócrates, o tratado assinado no ano passado em Lisboa durante a presidência portuguesa da UE «inaugura um novo ciclo» e os actores políticos mundiais olham agora para os líderes europeus de outra forma.

«Eu lembro-me sempre de como olhavam para nós, vinham sempre perguntar com aquele ar às vezes cândido ¿então quando é que vocês resolvem o vosso problema¿?», disse, acrescentando que o problema está resolvido e que «a Europa está de regresso».