Os líderes europeus reunidos em Bruxelas decidiram dar mais tempo, pelo menos até 15 de Outubro, para analisar a situação e decidir soluções para a crise provocada pela vitória do não na Irlanda ao Tratado de Lisboa.

«O Conselho Europeu concordou que é preciso mais tempo para analisar a situação» e chegou a acordo para «voltar a esta questão quando se voltar a reunir a 15 de Outubro», segundo o projecto de conclusões da Cimeira de Bruxelas obtido pela Agência Lusa.

Os chefes de Estado e de Governo mostram-se muito prudentes sobre os próximos passos a dar, mas «notam que 19 Estados-membros já ratificaram o Tratado e que o processo de ratificação continua noutros países».

Vários Estados-membros gostariam de aprovar um texto mais afirmativo sobre a necessidade de prosseguir o processo de ratificação mas a República Checa recusou comprometer-se nesse sentido visto que o governo enfrenta uma forte oposição da parte dos eurocépticos.

Os líderes europeus concluem esta sexta-feira em Bruxelas uma Cimeira de dois dias centrada nas respostas a dar à rejeição do Tratado de Lisboa pela Irlanda e à subida dos preços dos combustíveis e alimentos.