O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, considera que o programa PME Investe, que passa pela disponibilização de uma linha de crédito de 750 milhões de euros, destinada a apoiar o investimento e a inovação nas pequenas e médias empresas (PME), é «extremamente oportuno».

Na cerimónia de assinatura dos protocolos com as quinze instituições de crédito que participarão do programa, o responsável lembrou que as PME, além de representarem uma grossa fatia do emprego no País e mais de metade do volume de negócios, «têm constituído o motor da inovação em Portugal».

No universo de cerca de 180 mil PME, Ricardo Salgado sublinha que «existem casos notáveis», apesar de apenas 8.500 serem exportadoras.

«O aumento das taxas de juro tem sido um constrangimento à inovação e ao investimento nestas empresas, por isso, este programa é extremamente oportuno. Não me lembro, desde que assumi a presidência do BES, de um programa tão arrojado como este, naquilo que o Estado suporta, em termos de diferencial da taxa de juro», afirmou.