Apesar de os espanhóis terem sido os que mais visitaram Portugal em 2007, os britânicos e franceses foram os maiores utilizadores do Multibanco, tanto nas operações nos Caixas Automáticos (CA-MB), como em pagamentos nos Terminais de Pagamento Automático (TPA-MB).

De acordo com o comunicado, no ano passado, os visitantes franceses fizeram mais de duas mil operações nos CA-MB e os britânicos mais de 1.600, enquanto os espanhóis realizaram 720 operações.

Irlandeses são os que mais gastam

Entre os visitantes, os irlandeses são os que fazem compras com o valor médio mais alto (147 euros), e os alemães os que realizam levantamentos de montante mais elevado (167 euros).

Já os portugueses ficam pelos 42 euros de valor médio de compras e 63 euros de levantamento.

Os britânicos, espanhóis e alemães preferem pagar através dos TPA-MB e os franceses e suíços optam por levantar dinheiro nos CA-MB.

Agosto é preferido dos turistas

Em 2007 verificou-se a existência de dois picos na entrada de visitantes em Portugal: durante a Páscoa, em Abril, e nos meses de Verão (Julho a Setembro), com um máximo em Agosto.

No mesmo ano houve um acréscimo de 9,2 por cento nas entradas de visitantes não residentes em Portugal, totalizando os 12,3 milhões de pessoas.

Os valores apresentados resultam da comparação dos dados da SIBS com os dados do INE, e revelam que o número de transacções na rede Multibanco é positivamente correlacionado com a entrada de visitantes em Portugal.