Ao final da tarde de ontem, o Continente de Matosinhos foi encerrado pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica). Na região da Grande Lisboa foram encerrados outros cinco hipermercados, das insígnias Continente, Jumbo e Feira Nova, avança o «Jornal de Notícias).

Até à hora de fecho desta edição, apenas foi possível apurar que, além do Continente de Matosinhos, entre os estabelecimentos fechados estava o Jumbo de Almada. Todos arriscam uma multa que varia entre os 2500 e os 25 mil euros, por estarem de portas abertas durante a tarde de um feriado.

A legislação estipula que aos domingos e feriados os hipermercados têm de encerrar às 13 horas. Excepção tardes de domingo da época natalícia. Ontem, seis hipermercados foram encerrados, mas muitos outros, incluindo espaços das mesmas marcas dos que foram fechados, continuaram a trabalhar.

Aliás, existe uma petição-lançada pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e que já tem mais de 250 mil assinaturas-em defesa da liberalização das compras aos domingos e aos feriados.