O sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT) garante que a administração da operadora prepara-se para não dar cumprimento aos contratos individuais de suspensão de trabalho.

Segundo o sindicato, a operadora não vai actualizar as prestações de pré-reforma e suspensão de contrato de trabalho, «repetindo aquilo que fez em 2006», diz em comunicado.

«A circunstância de não haver acordo com todos os sindicatos como é o caso do STPT, não obsta a que os contratos de suspensão e de pré-reforma enquanto contratos individuais sejam pontualmente cumpridos no que concerne às actualizações anuais, simultaneamente com a actualização salarial dos trabalhadores do activo», acrecsentam.

Desta forma, as actualizações salariais que vierem a ser aplicadas já no mês de Maio, aos trabalhadores filiados nos sindicatos subscritores da revisão para 2008 terão em igualdade de circunstâncias de ser aplicadas aos trabalhadores filiados no STPT, ou noutros sindicatos não subscritores, ou ainda aqueles que não sejam sindicalizados.

Próxima reunião de conciliação dia 16 de Maio

O STPT garante ainda que foi agendada outra sessão de conciliação para dia 16 de Maio, tendo o representante do Ministério solicitado «capacidade de diálogo, cedência e negociação», desafiando «os representantes da Administração a apresentarem alguns compromissos que se aproximem das solicitações sindicais», rematam.