A fornecedora mundial de soluções de redes e comunicações D-Link estima uma facturação de cerca de 4 milhões de euros na sua unidade em Portugal em 2008, valor que representa um crescimento de 18 por cento face ao ano anterior.

Em declarações à Agência Financeira, o responsável da área comercial da D-Link Comercial, Manuel Crisóstomo, explicou que a empresa espera que o negócio em Portugal continue a crescer e termine 2009 a representar 20 a 25% da facturação da região ibérica.

Recorde-se que a D-Link Portugal representa actualmente 10 a 15% do total com Espanha. «O mercado espanhol tem uma dimensão e uma escala que cá não existe», disse.

Manuel Crisóstomo explicou ainda que o esforço da empresa passa pela consolidação das áreas de negócio, nomeadamente no segmento de consumo. Recorde-se que a D-Link assinou acordos de distribuição com a Sonae, a Fnac ou a Rádio Popular para expandir a sua presença no território nacional.

Em tempo de crise, a D-Link Portugal abriu um escritório renovado em Lisboa e, ao contrário de outros grupos a nível mundial, acabou de reforçar os recursos humanos: a equipa conta agora com cinco pessoas e possíveis reforços estão em aberto.

Sobre a crise financeira, Manuel Crisóstomo sublinha estar a acompanhar a conjuntura com atenção, mas não ao ponto de impedir os investimentos estimados: «As pessoas podem estar mal, mas não vai continuar por muito mais tempo assim. A crise não anulou os nossos investimentos», disse.

Parceria com a PT

A D-Link celebrou esta quinta-feira um acordo com a Portugal Telecom para a distribuição de um equipamento wireless de mais rápido acesso à Internet de banda larga.

A parceria representa, no entender de Manuel Crisóstomo, «um sinal de reconhecimento do nosso trabalho». Em causa está um modem Router ADSL wireless de acesso à banda larga.

A D-Link foi criada em 1986 em Taipei e é hoje um fabricante mundial de rede, banda larga, electrónica digital e comunicações de voz e dados. Factura anualmente mais de mil milhões de dólares e emprega mais de 1.600 pessoas em todo o mundo.