Não é fácil acompanhar toda a atualidade futebolística ao longo de um fim-de-semana. Sobretudo, se tirar algum tempo para passear com a família ou tiver algum programa delineado com os amigos. É compreensível.

Por isso mesmo, poderá saber neste artigo tudo o que aconteceu lá por fora (acreditando que terá acompanhado pelo menos os resultados da Liga portuguesa). Bastam cinco minutos.

Emoções fortes e vários portugueses em destaque em diversos pontos do planeta, sobretudo no panorama europeu.

A viagem começa pela Ligue 1 de França, já que o Mónaco de Ricardo Carvalho e João Moutinho entrou em campo na sexta-feira à noite.

Moutinho assiste e vence, Ibrahimovic empurra PSG

Com os dois portugueses em campo, o Mónaco sofreu para vencer o Stade Reims (3-2). Moutinho fez a assistência para o tento inaugural do encontro, batendo um canto de forma certeira para o desvio de Valère Germain. O golo da vitória, porém, surgiu apenas no período de descontos, após boa resposta da formação visitante.

Seria uma forma de pressão para o líder Paris Saint-Germain mas a equipa da capital francesa respondeu à altura, já no domingo.

Na visita ao Toulouse, Ibrahimovic começou a escrever a sua obra na conversão de uma grande penalidade ao minuto 32. Os locais ainda empataram mas Lavezzi e Ibra, uma vez mais, mantiveram o PSG na frente.

Já perto do final, o avançado sueco teve uma oportunidade soberana para completar o seu hat-trick: novo castigo máximo. Zlatan Ibrahimovic procurou imitar Panenka mas o guarda-redes contrário percebeu. Porém, na recarga, o avançado marcou mesmo (2-4).


Toulouse 2-4 PSG (All Goals) 23.02 ourmatch.net por ourmatch

Ainda em França, destaque para Nélson Oliveira. O avançado português não marca desde 2 de novembro de 2013 (nessa altura, contabilizava uns interessantes sete golos) e, após uma conversa com o treinador na sexta-feira, jogou pela equipa de reservas do Rennes na noite seguinte. Na quinta divisão francesa…



Equilíbrio em Inglaterra e Mourinho na frente

Em Inglaterra, quatro vitórias para os primeiros quatro classificados. O Chelsea de José Mourinho continuar a liderar a Premier League mas teve de sofrer bastante para vencer o Everton. O único golo da partida em Stamford Bridge surgiu no período de descontos. Há dias assim.

O Arsenal mantém a perseguição e garantiu o resultado mais folgado da ronda. 4-1 frente ao Sunderland. Olivier Giroud, após o conhecido problema amoroso, regressou ao onze e respondeu com dois golos e uma assistência. Destaque para o tento de Rosicky: um hino ao futebol coletivo!


sund30 por arsenalist

Em Manchester, o City não foi além de um triunfo pela margem mínima, graças a Yaya Touré. Mais tarde, o vizinho United faria um pouco melhor, com dois golos sem resposta na visita ao Crystal Palace.

O domingo começou com um belo jogo entre Liverpool e Swansea. Sete golos e triunfo para os reds. O principal derrotado da ronda foi o Tottenham, surpreendido na visita ao Norwich de Van Wolfswinkel (1-0), que jogou mas continua longe dos golos.

Tudo sobre o futebol inglês AQUI

O espírito de Hermann Rieger a levantar o Hamburgo

Na Bundesliga, o Hamburgo colocou um ponto final da pior série de resultados de sempre. Mas não foi fez de forma simples. Foram três golos sem resposta na receção ao Borussia Dortmund!

A vitória foi dedicada a Hermann Rieger, histórico massagista do clube que faleceu aos 72 anos. O turco Hakan Calhanoglu selou o triunfo com um remate fantástico, para desespero de Jurgen Klopp. Ola John não saiu do banco de suplentes.



O Bayer Leverkusen também perdeu (3-1 na visita ao Wolfsburgo) e, desta forma, o Bayern Munique conseguiu aumentar ainda mais a sua vantagem na frente da tabela classificativa.

A equipa de Pep Guardiola não sentiu dificuldades para golear o Hannover, fora de portas (0-4). Assim, passa a ter 19 pontos de vantagem sobre o B. Leverkusen e 20 sobre o Borussia Dortmund!

Tudo para o Real Madrid, menos Cristiano Ronaldo

Não houve redução de castigo para Cristiano Ronaldo mas, mesmo assim, o Real Madrid foi o grande vencedor do fim-de-semana futebolístico em Espanha. A formação merengue fica no trono da Liga.

Frente ao Elche, Illarramendi inaugurou a contagem e, após um período cinzento, Gareth Bale arrumou a questão com um pontapé formidável, do meio da rua. Isco fechou as contas (3-0).



O público do Santiago Bernabéu ficou satisfeito mas a melhor notícia surgiria mais tarde, com a Real Sociedad a infligir uma derrota ao Barcelona (3-1). Song marcou na própria baliza, Leo Messi ainda procurou inverter a tendência mas Griezmann e Zurutuza confirmaram o triunfo local na etapa complementar.

Já no domingo à noite, foi a vez do Atlético de Madrid cair fora de casa. Neste caso, no terreno do Osasuna e por números convincentes. De facto, foi um fim-de-semana Real. 

Em Valência, noite de sonho para o jovem Rúben Vezo. O central oriundo do Vitória de Setúbal fez o seu segundo jogo – o primeiro como titular – e garantiu a vitória por 2-1 no período de descontos, com um desvio providencial após livre cobrado na direita.




Iturbe arranca e assiste, Rolando marca

Em Itália, Juan Iturbe continua em plano de evidência. O esquerdino cedido pelo FC Porto ao Hellas Verona denota um belo entendimento com o experiente Luca Toni e, neste domingo, deu nas vistas com uma arrancada tremenda e a assistência para o terceiro golo da sua equipa no terreno do Livorno (2-3).



Rolando, outro jogador dos quadros do FC Porto, também continua em alta. O defesa português apontou o seu terceiro tento nesta edição da Série A e evitou a derrota do Inter de Milão (1-1) na receção ao Cagliari.

A Juventus venceu pela margem mínima e mantém a distância para a AS Roma, que garantiu o mesmo resultado neste fim-de-semana.

Golos de Paulo Machado, André Castro e Vasco Faísca

Houve mais portugueses em ação e alguns dotes goleadores. No campeonato grego, Paulo Machado abriu caminho para a vitória folgada do líder Olympiakos no terreno do OFI Creta de Sá Pinto (0-4). Vasco Faísca garantiu o triunfo do Platanias frente ao Aris Salónica (2-1). Um golo polémico, já que a bola pode não ter entrado na baliza da formação visitante. Protestos violentos até final.

Na Turquia, André Castro marcou na goleada do Kasimpasa frente ao
Sivasspor (6-2). Do outro lado, Manuel da Costa foi expulso.



O Kayserispor de Domingos Paciência ocupa o último lugar. Neste domingo, foi derrotado pelo Trabzonspor de Bosingwa (2-1). 

Destaque ainda para Marco Paixão na Polónia. Mais um golo (o 19º da época) do avançado português pelo Slask Wroclaw. Desta vez, não chegou para garantir um resultado positivo. 2-3 frente ao Ruch Chorzow.