[artigo atualizado]

O selecionador nacional, Fernando Santos, esclareceu o problema que Cristiano Ronaldo tem no pé e confessou que será muito difícil utilizá-lo na partida deste sábado, ante a Croácia, que marca o arranque da participação de Portugal na Liga das Nações.

«Tenho algumas dúvidas. O Cristiano treinou segunda e terça-feira muito bem. Quarta-feira de manhã apareceu com uma dor no pé e entendemos que era preferível fazer ginásio. Depois do almoço percebemos o que era. De repente, ele tinha um dos dedos do pé encarnado. Parecia que tinha uma picadela de uma abelha. Não tinha a ver com nenhuma lesão, mas uma infeção. Foi atacado com antibióticos. Ele hoje está melhor, foi visto por um dermatologista. Estamos à espera para ver a sua evolução. Tenho muitas dúvidas de que ele amanhã esteja a 100 por cento. De qualquer maneira, a evolução tem sido muito boa. Ele continua a fazer esse trabalho e ficou no ginásio. Tenho algumas dúvidas de que amanhã esteja em condições. Não é uma lesão em que pode dizer quanto tempo terá de parar, uma infeção é diferente. Quem manda são os antibióticos e o próprio organismo», explicou, em conferência de imprensa.

O jogo terá ausências de nomes grandes. Modric e Rakitic não jogam na Croácia e Cristiano está, como se sabe, em dúvida. «O Rakitic só jogou um jogo na fase de qualificação. Por lesão, por opção… Na maior parte das vezes jogaram o Modric e o Brozovic. Mas claro que os jogadores de grande qualidade têm sempre enorme influência. Se o Modric estivesse apto iria jogar? Claro. A Croácia e Portugal têm atletas de grande qualidade. Não vale a pena especular muito sobre as ausências.»