Roberto Martínez reconheceu, esta sexta-feira, que Pedro Gonçalves e Francisco Trincão protagonizaram uma temporada com rendimento assinalável ao serviço do Sporting.  Ainda assim, o selecionador nacional salientou que a dupla dos leões não fez parte da caminhada de qualificação para o Euro 2024 e esse foi um dos motivos para ficarem de fora da lista final.

«Temos jogadores que trabalharam muito bem para ganhar dez jogos na fase de apuramento. O Trincão e o Pedro Gonçalves tiveram uma época superlativa, mas nunca fizeram parte da seleção. Para entrar alguém, outro precisa de sair. E é uma injustiça sem motivo. O Trincão e o Pedro Gonçalves estão ainda mais perto da seleção», disse Martínez, em entrevista à SIC.

O selecionador deixou ainda muitos elogios a Francisco Conceição, um jogador de quem diz «gostar muito», quer pelo desequilíbrio que causa, quer pela consistência. «É um jogador que pode mudar um jogo.»

Quanto a Cristiano Ronaldo, Martínez considerou que «ainda é cedo» para atribuir um papel ao capitão ou pensar nos minutos que vai jogar na Alemanha.

«Acho que precisa de ser gerido com naturalidade. O Cristiano precisa de estar ao melhor nível. O segredo dele é querer ser todos os dias o melhor. Marcou 42 golos em 41 jogos, mais nove golos na seleção. É um jogador que está a dar muito», sublinhou.

«Agora, o primeiro passo é a lista. O Cristiano é o nosso capitão e não há outro jogador que tenha jogado cinco Europeus. Tem uma experiência que devemos utilizar e dar continuidade ao papel do Cristiano. Mas é cedo para falar sobre minutos», concluiu.