Subsistem muitas dúvidas em relação ao crescimento do Metro do Porto. No dia em que inaugurou mais 715 metros de linha e mais uma estação, em Gaia, o ministro das Obras Públicas apenas deu uma novidade, deixando tudo o resto em suspenso: a linha até Gondomar deverá começar a ser construída até final de Junho, mas tudo o resto ainda está à espera da conclusão de estudos.

Considerando o Metro como um «projecto prioritário», pela sua capacidade de mobilidade numa altura em que a crise dos combustíveis atribui nova exigência de transportes públicos eficazes, Mário Lino aproveitou para informar que o prolongamento da linha azul deste o Estádio do Dragão até Gondomar avança «até final de Junho». Uma declaração que satisfez Valentim Loureiro, que conversou com Mário Lino durante a inauguração da estação D. João II, em Gaia.

Menos decisivas foram as declarações em relação à nova fase de expansão: «O concurso global está em bom ritmo e vai avançar dentro de pouco tempo, o mais rapidamente possível. Ainda na vigência do conselho de administração anterior foram apresentados outros estudos, que estão a ser reapreciados. Foram apresentados novos estudos, depois de ter sido assinado o memorando, que necessitam de ser analisados».

Isto aplica-se às linhas propostas para a Avenida da Boavista e a duplicação da via até à Trofa, que necessariamente terão de entrar neste novo projecto global, que servirá para definir estratégias para o futuro. «Eu até queria que esse projecto já estivesse lançado, pelo que na reunião que tive com o Conselho de Administração, pedi urgência na análise. Ainda hoje, vai haver reunião com a Secretária de Estado para analisar em pormenor a situação na sequência da reunião que mantive durante o dia de ontem», frisou Mário Lino.