Os trabalhadores da Administração Local manifestam-se esta quarta-feira em Lisboa, entre a Praça do Comércio e S. Bento, para protestar contra o sistema de avaliação e o diploma de vínculos e carreiras, noticia a agência Lusa.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), Francisco Santos Bráz, disse à Lusa que prevê «um desfile muito bom», dada a mobilização mostrada pelos trabalhadores do sector nos plenários que têm sido feitos pelo país.

No início da manifestação será entregue um ofício no gabinete do secretário de Estado da Administração Local a lembrar as questões que continuam a aguardar resposta por parte do Governo, nomeadamente a forma como será aplicado o novo sistema de avaliação na administração local e o diploma de vínculos e carreiras.

No final será entregue uma resolução no gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates.

A manifestação dos trabalhadores das autarquias, que vai integrar trabalhadores de todo o país, realiza-se no âmbito de uma semana de luta da função pública, que termina sexta-feira com uma greve e uma manifestação dos trabalhadores da administração central.

O novo diploma dos vínculos, carreiras e remunerações, o congelamento de escalões, a imposição de quotas no sistema de avaliação e o aumento da idade de reforma são algumas das matérias que levaram a Frente Comum de sindicatos da Administração Pública (CGTP) a convocar esta semana de luta.

A semana de protesto tem também como objectivo a defesa do vínculo de nomeação de emprego público e da estabilidade de emprego e defesa da revisão intercalar dos salários.