O golo de Guilherme Madruga, do Botafogo-SP, é o vencedor do prémio Puskás 2023, batendo o português Nuno Santos e o paraguaio Julio Enciso. O anúncio foi feito na gala dos prémios The Best 2023, em Londres, esta noite.

Madruga venceu com o golo de pontapé de bicicleta fora da área, apontado ao Novorizontino, para a Série B brasileira, a 28 de junho de 2023. Um golo que decidiu mesmo esse jogo (0-1).

Nuno Santos, português do Sporting que estava entre os três finalistas, concorria com o golo de letra apontado na vitória por 3-0 ante o Boavista, a 12 de março de 2023.

Mal se deu o anúncio, Madruga levantou-se e cumprimentou Nuno Santos, que aparentava estar naturalmente triste pelo desfecho, na noite de gala.

Prémios The Best 2023: tudo sobre uma noite de gala

Enciso, o outro finalista, era candidato com o golaço de fora da área, apontado pelo Brighton ao Manchester City, a 24 de maio de 2023, no empate a uma bola.

Madruga sucede ao polaco Marcin Oleksy, de futebol adaptado, vencedor do prémio relativo a 2022.

Cristiano Ronaldo continua, assim, a ser o único português vencedor, logo na primeira edição, relativa a 2009, pelo golo que apontou ao FC Porto pelo Manchester United, no Estádio do Dragão.