A cadeia de ginásios Holmes Place arrisca a pagar uma coima que pode ir de 3.500 a 4.500 euros por publicidade enganosa.

É pelo menos essa a convicção da Associação da Defesa do Consumidor (Deco) no que diz respeito ao anúncio do novo cartão «Top 24», que a empresa disponibiliza no seu site, numa promoção que aponta para uma mensalidade fixa de 69 euros e que permite acesso livre a todos os ginásios da cadeia na Península Ibérica.

No entanto, contactado pela Agência Financeira, o jurista da Deco, Paulo Fonseca, diz que a referida publicidade «não permite retirar nenhuma conclusão quanto ao crédito associado de 24 meses».

Assim, para gozar do «Top 24», o cliente terá de fazer um crédito a dois anos com a Credibom ou pagar o valor total de 1.636 euros no momento da adesão.

«O anúncio como está feito é uma situação de publicidade enganosa», garante Paulo Fonseca, sublinhando que o aderente ao cartão não tem a noção clara de estar a realizar um crédito por dois anos caso não queira pagar tudo de uma vez.

Até ao momento a Deco não tem informação de queixas por parte de utentes, mas sustenta que caso as reclamações cheguem à Direcção Geral do Consumidor, as sanções a que se arrisca o Holmes Place podem ir até aos valores referidos, até 4.500 euros.

«Há aqui uma situação de incumprimento», refere o jurista da Deco à AF.

Ginásio rejeita acusações

Já fonte oficial do Holmes Place diz estranhar a acusação, até pela adesão que o programa está a ter junto dos clientes.

«A pessoa paga aquele valor a preços especiais», disse à Agência Financeira a mesma fonte, garantindo que o mesmo «é muito vantajoso para o cliente, dado que passa a pagar 69 euros por mês, com os juros suportados pelo ginásio, e pode usar qualquer instalação da cadeia na Península Ibérica».

O Holmes Place diz estranhar ainda não ter sido contactado pela Deco e nega que existam queixas por parte de clientes: «O anúncio é claro e as pessoas que aderem assinam em consciência», acrescenta a porta-voz da marca.

A cadeia de ginásios diz que, por isso mesmo, não conta realizar quaisquer alterações à referida publicidade.

500 clientes já aderiram

Desde a data de lançamento, no final de Janeiro de 2008, o Holmes Place já conseguiu converter 500 clientes ao «Top 24», ou seja 1% dos seus sócios estimados num total de 50 mil em toda a rede de clubes.

O sucesso está a ser tal que o Holmes Place está a formar mais 25 pessoas do seu «staff» para ajudar os sócios na transferência da modalidade, informou a cadeia de ginásios numa nota por escrito.

«Rejeitamos qualquer conotação de publicidade enganosa pois a informação relativa a nova modalidade de adesão refere as várias opções de pagamento e as pessoas são bem informadas na recepção dos nosso health clubs e assinam os contratos com consciência das vantagens inerentes. Daí ser tão bem-vindo», informa ainda o Holmes Place.