A empresa portuguesa NDrive apresentou esta segunda-feira o primeiro GPS com fotografias aéreas: G800. Este sistema de navegação disponibiliza imagens em 3D de 900 cidades da Europa e de 400 cidades americanas.

O NDrive G800 vai estar à venda a partir deste sábado em Portugal e na próxima semana em França, Espanha e Itália. No entanto, segundo o administrador da empresa, Eduardo Carqueja, o objectivo é que «em 2008 esteja presente em 15 países, incluindo Estados Unidos».

O aparelho conta com 8 gigabytes de memória interna, dispondo ainda de capacidades multimédia, jogos, calculadora e tecnologia bluetooth.

As perspectivas de comercialização são, segundo o responsável, «esperançosas». Eduardo Carqueja acredita que é possível vender 400 mil unidades no próximo ano. «Achamos que estamos uns 6 meses ou um ano à frente da concorrência mas acredito que a tendência seja utilizar mapas com fotografia, depende da reacção da concorrência», refere.

O GPS custa actualmente 399 euros mas o administrador da NDrive acredita que, para o próximo ano, a plataforma será mais barata e poderá ser utilizada, por exemplo, em telemóveis.

Encomenda inicial subsidiou projecto

O projecto foi desenvolvido em parceria com a empresa norueguesa Blom (fornecedora dos conteúdos) e a encomenda inicial feita pela mesma permitiu, de acordo com um outro administrador da empresa, João Neto, «subsidiar o desenvolvimento desta tecnologia», uma vez que, permitiu arrecadar centenas de milhares de euros.

O responsável não quis, no entanto, adiantar o valor investimento dizendo apenas que «o produto demorou seis meses a ser desenvolvido, foram pagos os salários aos engenheiros, deslocações ao estrangeiro, etc».

João Neto reconhece que o ideal teria sido colocar o aparelho à venda mais cedo, uma vez que estamos em vésperas de Natal, mas não foi possível. «Os conteúdos foram finalizados há uma semana, o hardware teve de ser desenvolvido, nunca pensámos que o teríamos pronto antes de Janeiro», refere.