O estudo da autoridade reguladora das telecomunicações foi realizado nos dias úteis entre 18 de Setembro e 19 de Outubro de 2007, com o objectivo de medir a qualidade dos telefonemas efectuados a partir das três operadoras móveis que actuam em Portugal (TMN, Vodafone e Optimus).
Quando comparada com a Vodafone e a TMN, e segundo a agência «Lusa», a Optimus conseguiu os melhores resultados nas zonas mais habitadas, bem como nos serviços mais utilizados pelos clientes.
Na Grande Lisboa, a Optimus lidera com 98,2 por cento, contra 98% da Vodafone e 96,4% da TMN, revela o estudo.
No Grande Porto, a operadora do grupo Sonae lidera com 97,2%, face a 96,7% da Vodafone e 96,1% da TMN.
Já no que diz respeito aos serviços suportados pela rede de segunda geração (2G), que são os mais utilizados pelos consumidores portugueses, a Optimus lidera ou partilha a liderança em Beja, Faro, Leiria, Setúbal, Aveiro, Santarém, Castelo Branco e Vila Real.
Nos grandes eixos viários, a Optimus leva a melhor na cobertura das auto-estradas A1, A2/A22, A5, A3 e A8, bem como nos itinerários complementares IC19 e IC1 e na nacional N125, adianta o documento.
RELACIONADOS
Serviço telefónico móvel vai melhorar nos comboios
Anacom lança consulta pública para regras de telemóveis nos aviões
Optimus lança serviço para multimédia para PC e telemóvel
Portugueses pagam em média 25 euros mensais de telemóvel
TMN conta com 6,3 milhões de clientes até Março
Chamadas ao segundo: operadores têm de ajustar tarifários
Serviço telefónico móvel vai melhorar nos comboios
Anacom lança consulta pública para regras de telemóveis nos aviões
Optimus lança serviço para multimédia para PC e telemóvel
Portugueses pagam em média 25 euros mensais de telemóvel
TMN conta com 6,3 milhões de clientes até Março
Chamadas ao segundo: operadores têm de ajustar tarifários
Portugal é dos países mais baratos para comprar telemóveis Nokia