Filipe Morais de Almeida passa também a ser membro do Conselho da Administração, em substituição de Sérgio Ferolla e acumula interinamente os cargos de directoria, até agora ocupados por Evandro Oliveira, Pablo Seng e Tor Kameyama, até que seja eleita a nova equipa, anuncia a TAP, empresa que detêm a VEM, em comunicado.

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e Mestre em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa desde 2006, Filipe Morais de Almeida nasceu em Lisboa, em 1961.

Iniciou a sua carreira profissional na Setenave, Estaleiros Navais de Setúbal.

Em 1989, ingressou na TAP Manutenção e Engenharia como Engenheiro de Produção, ocupando mais tarde os cargos de Chefe da Divisão de Engenharia de Produção e Controlo de Qualidade e Gestor de vendas no Gabinete de Serviço a Clientes.

Ingressou na Bombardier Portugal, em 1997, onde ocupou diversos lugares de Gestão sendo eleito, em 2004, para o cargo de Administrador e Delegado da empresa. Desempenhou, desde Março de 2005, e até ao presente, as funções de Presidente do Conselho de Administração da Bombardier Portugal.