Apesar de ser ainda difícil fazer contas, os vendedores contactados pela Agência Financeira falam de «aumentos consideráveis» nas vendas.
A empresa mais entusiasta no negócio é a Worten que refere que só nos LCD de 37 polegadas triplicou as suas vendas neste mês de Maio face ao período homólogo. «Temos uma oferta feita para agradar a todos os nossos clientes, ou seja, oferecemos uma vasta gama de artigos, para conseguir corresponder às diferentes exigências e expectativas. Ainda assim, podemos dizer que, regra geral, os LCD de 32 polegadas são os artigos mais procurados», esclarece fonte oficial da empresa à AF.
Por outro lado, o grupo Media Markt refere uma subida geral de 20 a 25 por cento no sector das televisões, que, a título de exemplo, só na loja de Sintra a procura totalizou os cerca de 600 aparelhos desde o mês de Maio. «Há pessoas que deixam de comprar outros electrodomésticos para adquirirem um LCD», referiu o porta-voz da marca, Francisco Ribeiro.
Procura de plasmas e TV convencionais recua
De acordo com as empresas contactadas, os portugueses preferem aparelhos com tecnologia «HD Ready», por ter ainda um preço mais acessível do que o «Full HD», mas o tamanho e qualidade da imagem são os factores que fazem maior diferença. De acordo com dados da Rádio Popular, a procura dos LCD cresceu 35% nos primeiros cinco meses de 2008, face ao mesmo período do ano passado, mas a procura pelos televisores tradicionais caiu 19%. Por outro lado, os concorrentes plasma também tiveram um decréscimo na ordem dos 20%.
Além do Euro 2008, as marcas estão também atentas aos Jogos Olímpicos da China, mas aí o negócio pode estender-se a outros aparelhos: «Estamos à espera de maior procura também ao nível dos gravadores de DVD neste período, devido à diferença horária das provas», acrescenta Francisco Ribeiro.
RELACIONADOS
RTPN encerra semana de nova grelha com recorde do ano
TVI obtém maior audiência de sempre na estreia do Euro
Grupo da TV Cabo avança com rede de telemóveis iniciados por 929
Anacom multa cinco operadoras num total de 50 mil euros
SIC renova contrato com TV Globo até 2012
Dois milhões já usam serviço de televisão por cabo e satélite
TV Cabo garante exclusivo da Sport TV em alta definição
Portugal é 3º favorito nas apostas on-line para vencer Euro 2008
Euro2008: 59% dos portugueses acredita em Portugal na final
Marcas investiram 4,59 milhões nos primeiros 5 jogos do Euro
Coca-Cola é a marca que mais investe no Euro 2008
Compre os últimos bilhetes para o Euro 2008 a 31 euros
Euro2008: lojas chinesas lucram com bandeira nacional e do Brasil
Febre do futebol em ecrãs de Norte a Sul do país