Nuno Santos é forte candidato a ganhar o prémio Puskas, enquanto Erling Haaland é o grande favorito a vencer o prémio The Best da FIFA, numa gala que poderá acompanhar esta noite, a partir das 19h30, em DIRETO no Maisfutebol.
O prémio mais aguardado é, como em todos os anos, o que vai ditar o melhor jogador de 2023, com Erling Haaland, Lionel Messi e Kylian Mbappé entre os candidatos escolhidos pelo que fizeram entre 19 de dezembro de 2022, no pós-Mundial, e 20 de agosto de 2023.
As conquistas neste intervalo temporal tornam o avançado nórdico, do Manchester City, o mais provável vencedor do galardão pela primeira vez, em Londres, face às conquistas da Liga dos Campeões, da Liga inglesa e da Taça de Inglaterra (já em 2023/24 ganhou também a Supertaça Europeia).
Na vertente feminina, que ao contrário do masculino se estende por um ano (1 de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023), a espanhola Aitana Bonmatí vai, muito provavelmente, juntar o The Best à Bola de Ouro da France Football, disputando o troféu com a compatriota Jennifer Hermoso e a colombiana Linda Caicedo, para suceder à também espanhola Alexia Putellas, vencedora em 2021 e 2022.
O português Nuno Santos, do Sporting, com um golo de letra marcado ao serviço do Sporting frente ao Boavista, está entre os três finalistas ao prémio Puskas, pelo qual concorrem ainda o paraguaio Julio Enciso, do Brighton, por um remate de fora da área face ao Manchester City, e o brasileiro Guilherme Madruga, do Botafogo, por um pontapé de bicicleta de fora da área ao Novorizontino.
Para melhor treinador, concorrem ao galardão o espanhol Pep Guardiola, que conduziu o Manchester City a um triplete inédito, e os italianos Simone Inzaghi, responsável por guiar o Inter Milão até à final da Liga dos Campeões da época passada, e à vitória na Taça de Itália e na Supertaça transalpina, e Luciano Spalletti, que atualmente lidera a seleção italiana, após conquistar o título de campeão transalpino com o Nápoles em 2022/23.
Na categoria de melhor treinador no futebol feminino estão nomeados o espanhol Jonatan Giráldez, do FC Barcelona, a inglesa Emma Hayes, do Chelsea, e a neerlandesa Sarina Wiegman, selecionadora de Inglaterra.
O belga Thibaut Courtois, do Real Madrid, o marroquino Yassine Bounou, treinado pelo português Jorge Jesus no Al Hilal e que em 2023 ainda atuou pelo Sevilha, e o brasileiro Ederson, antigo jogador do Rio Ave e do Benfica, atualmente no Manchester City, vão lutar pelo galardão de melhor guarda-redes.
No feminino, as nomeadas são a espanhola Catalina Coll, do FC Barcelona e campeã do mundo de seleções, a inglesa Mary Earps (Manchester United) e a australiana Mackenzie Arnold (West Ham).
Na gala será ainda conhecido o melhor onze de 2023, que sairá de uma lista de 23 nomes em que constam três internacionais portugueses: Bernardo Silva, Rúben Dias e Cristiano Ronaldo.
Coming 🔜: #TheBest FIFA Football Awards!
— FIFA (@FIFAcom) January 9, 2024
From coaches and footballers to the fans, the Awards annually honour the most outstanding achievements of the world's most popular sport.
Swipe to see the three finalists for each of the six Main Awards 👉