15 de Outubro de 1969. Vítor Manuel Martins Baía nascia para o mundo. Viria a mudar o futebol português, por ser um guarda-redes marcante na história da modalidade, o melhor de sempre no seu posto, um dos símbolos de uma geração sedenta de conquistas. Está de parabéns. Completa 35 anos. Trinta e cinco anos carregados de triunfos. Ganhou aquilo que sempre sonhou ganhar, tem um currículo impressionante e aberto a novas vitórias. Sempre com a ambição da primeira vez.

Mas a sua carreira é um misto de emoções que transbordam entre o êxito e o pesadelo. Os títulos e as lesões são uma marca constante ao longo da vida, mas Vítor Baía teve a força psicológica, a sua maior arma, para superar a mais difícil de todas as batalhas, aquela que se jogou fora das quatro linhas. Recuperou para o futebol quando muitos pensavam que estaria acabado e voltou a dar sinais de que as suas qualidades se mantêm intactas.

Talvez por tudo isto, estes 35 anos terão um sabor especial. Muito mais do que uma simples prova de longevidade. O Maisfutebol fez um trabalho sobre a carreira do guarda-redes do F.C. Porto e como não podia deixar de ser dá-lhe os parabéns. Mande-lhe também uma mensagem de apreço.