Maisfutebol

Costa Rica: os jogadores

1
Keylor Navas

KEYLOR NAVAS

Data de nascimento: 15/12/1986

Clube: PSG

Posição: Guarda-Redes

Navas chega ao Mundial numa posição atípica, sem ter feito um único minuto na pré-campanha do Mundial. Dito isto, a principal referência da equipa continua com a total confiança do grupo e dos adeptos, mas há alguma incerteza relativamente à condição do tricampeão europeu de clubes, que não conta no PSG. Em suma, pode ser o seu último Mundial, deixando nostalgia no futebol da Costa Rica.

2
Daniel Chacon

DANIEL CHACON

Data de nascimento: 11/4/2001

Clube: Cartaginés

Posição: Defesa

Chacón vive um momento de sonho, porque venceu o histórico título de campeão da Costa Rica com o Cartaginés, depois de mais de 80 anos de jejum, mas também porque chegou ao seu primeiro Mundial. É um dos jovens talentos da seleção.

3
Juan Pablo Vargas

JUAN PABLO VARGAS

Data de nascimento: 6/6/1995

Clube: Millionarios

Posição: Defesa

Consolidou-se como jogador mais importante da Costa Rica fora da Europa. Na Colômbia, com o Millionarios, é considerado um jogador-chave, e já usou a braçadeira de capitão. Com a seleção é o quarto central de Luis Fernando Suárez, com um papel de liderança quando é para tirar proveito dos jogos.

4
Keysher Fuller

KEYSHER FULLER

Data de nascimento: 12/7/1994

Clube: Herediano

Posição: Defesa

Ganhou o seu lugar no Qatar no jogo de qualificação em que a Costa Rica venceu o Panamá por 1-0, em San José. Nesse jogo o ala enfrentou cinco atacantes rivais e parou um contra-ataque que complicaria a ida da Costa Rica ao Mundial. Desde esse dia que é visto como um herói no futebol nacional.

5
Celso Borges

CELSO BORGES

Data de nascimento: 27/5/1988

Clube: Alajuelense

Posição: Médio

Continua a ser o líder da Costa Rica. O médio é um dos melhores da seleção a nível Mundial e, mesmo já sendo parte do grupo mais experiente da equipa, tem tudo para comandar a campanha do próximo Mundial. Celso jogará o seu terceiro Mundial, mas sonha com 2026.

6
Oscar Duarte

ÓSCAR DUARTE

Data de nascimento: 3/6/1989

Clube: Al-Wehda

Posição: Defesa

Tornou-se no líder da defesa da Costa Rica. O antigo jogador do Levante é a voz de comando e tem um papel de liderança na equipa, bem como Bryan Ruiz, Keylor Navas e Celso Borges. Duarte fará o seu terceiro Mundial e desde o Brasil 2014 que tem feito parte da seleção.

7
 Anthony Contreras

ANTHONY CONTRERAS

Data de nascimento: 29/1/2000

Clube: Herediano

Posição: Avançado

Anthony não começou a qualificação como ponta-de-lança titular da seleção, mas dada a dedicação na zona de ataque tornou-se a estrela de Luis Fernando Suárez. Contreras faz uma boa dupla com Joel Campbell na frente.

8
Bryan Oviedo

BRYAN OVIEDO

Data de nascimento: 18/2/1990

Clube: Real Salt Lake

Posição: Defesa

Decidiu deixar a Europa para chegar à MLS e somar mais minutos antes do Mundial. O antigo jogador do Everton terá agora o seu segundo torneiom depois de falhar a edição de 2014 devido a uma fratura que sofreu em Inglaterra. Bryan deverá ser o lateral-esquerdo titular na seleção.

9
Jewison Bennette

JEWISON BENNETTE

Data de nascimento: 15/6/2004

Clube: Sunderland

Posição: Médio

Faz lembrar Joel Campbell. Benette chegou surpreendentemente à seleção, mas já faz parte do grupo de titulares. Quando Luis Fernando Suárez assumiu a equipa, convocou-o, ainda que não tivesse feito ainda a estreia no clube, e desde aí tem estado na calha para o seu primeiro Mundial.

10
Bryan Ruiz

BRYAN RUIZ

Data de nascimento: 18/8/1995

Clube: Alajuelense

Posição: Médio

O ex-Sporting decidiu que o seu último jogo como profissional será o último da Costa Rica no Qatar 2022. Depois de uma carreira brilhante, que o viu jogar nos Países Baixos, Inglaterra, Bélgica, Portugal e Brasil, o capitão de ‘La Sele’ vai pendurar as botas no último jogo que a seleção disputará no palco global.

11
Johan Venegas

JOHAN VENEGAS

Data de nascimento: 27/11/1998

Clube: Alajuelense

Posição: Avançado

Venegas é o avançado versátil da Costa Rica. O jogador do Alajuelense pode jogar no meio ou nas alas, além de ter um grande toque de bola. Faz bom uso dos espaços na defesa que já fui fustigada pelos colegas.

12
Joel Campbell

JOEL CAMPBELL

Data de nascimento: 26/6/1992

Clube: Club León

Posição: Avançado

O ex-Sporting quer vingar-se do Mundial da Rússia, no qual apenas jogou uma partida como titular. O mais perigoso atacante da Costa Rica quer provar o seu valor e regressar à Europa após o seu tempo no México, com a camisola do León.

13
Gerson Torres

GERSON TORRES

Data de nascimento: 28/8/1997

Clube: Herediano

Posição: Médio

Muitos consideram Torres o novo Bryan Ruiz. O médio do Herediano é canhoto, tem um drible forte, e é decisivo no um-contra-um. Gerson teve a oportunidade de se juntar ao Necaxa, do México, por um longo período, mas acabou por sofrer uma fratura a jogar futebol com amigos, e o contrato acabou por não ser selado.

14
Youstin Salas

YOUSTIN SALAS

Data de nascimento: 17/6/1996

Clube: Saprissa

Posição: Médio

Salas, que cresceu na área remota de Cariari, começou a carreira no Santos de Guápiles, em 2014, e passou toda a carreira no seu país, juntand-se ao Saprissa este ano. O lugar do médio de 26 anos na convocatória permaneceu incerto até à altura em que Luis Fernando Suárez o anunciou. Em setembro, quando a sua chamada era improvável, disse ao La Nación: «Ainda acredito em mim. Acho que Deus tem planos para mim e, se não acontecer este ano, vai acontecer em 2026. Mas não vou desistir: vou trabalhar todos os dias e encontrar um lugar para mim no avião para o Qatar. O Mundial é o sonho de qualquer criança.»

15
Francisco Calvo

FRANCISCO CALVO

Data de nascimento: 8/7/1992

Clube: Konyaspor

Posição: Defesa

Calvo foi um talento descartado, mas Ricardo La Volpe integrou-se na seleção em 2011, e desde aí a sua carreira só cresceu. Prepara-se para jogar no seu segundo Mundial, e desta vez preferiu deixar a MLS pelo futebol turco, para ter maior competitividade.

16
Carlos Martínez

CARLOS MARTÍNEZ

Data de nascimento: 30/3/1999

Clube: San Carlos

Posição: Defesa

Carlos Martínez é um dos jovens talentos da Costa Rica, e será a sua segunda experiência no Qatar, uma vez que fez parte da Aspire Academy em jovem. Martínez é veloz, tem um bom pontapé, e assentou muito bem na seleção de Luis Fernando Suárez.

17
 Yeltsin Tejeda

YELTSIN TEJEDA

Data de nascimento: 17/3/1992

Clube: Herediano

Posição: Médio

Tejeda recuperou a sua melhor forma para se tornar capitão do Herediano, além de ser o médio recuperador de bolas da Costa Rica. Presente em 2014 e 2018, foi suplente no último Mundial, mas as suas grandes prestações no clube levaram-no de volta à titularidade.

18
Esteban Alvarado

ESTEBAN ALVARADO

Data de nascimento: 28/4/1989

Clube: Herediano

Posição: Guarda-Redes

Ganhou o prémio de melhor guarda-redes do Mundial sub-20 de 2009, e na altura era das grandes promessas a ser seguido pelo mundo, mas falhou o objetivo de jogar numa das maiores ligas europeias. Acabou por fazer carreira nos Países Baixos. Devido a problemas com Jorge Luis Pinto não foi ao Mundial do Brasil, em 2014, nem contou para o Rússia 2018, mas está agora de volta ao Mundial.

19
Kendall Waston

KENDALL WASTON

Data de nascimento: 1/1/1998

Clube: Saprissa

Posição: Defesa

‘La Torre’, Waston é defesa e avançado pela Costa Rica. Graças ao seu 1.96 metros, o jogador faz a diferença pelo Saprissa e pela seleção de forma impressionante. Waston já sabe o que é estar no Mundial, e em 2018 marcou frente à Suíça, preparando-se agora para a segunda experiência no torneio.

20
Brandon Aguilera

BRANDON AGUILERA

Data de nascimento: 28/6/2003

Clube: Nottingham Forest

Posição: Médio

Impressionou com o seu talento, a ponto de ser contratado pelo Nottingham Forest. O canhoto da Costa Rica é uma das promessas cujas expectativas recaem nos seus ombros e, agora com a seleção, espera ter uma boa estreia no Mundial, naquela que é a sua primeira época na Premier League.

21
Douglas Lopez

DOUGLAS LÓPEZ

Data de nascimento: 21/9/1998

Clube: Herediano

Posição: Médio

Chegou à seleção pela sua força, bem como pela visão de jogo. Contudo, a sua presença esteve em dúvida, já que competia pela posição com Orlando Galo, apesar deste ter testado positivo num controlo antidoping.

22
Ronald Matarrita

RÓNALD MATARRITA

Data de nascimento: 9/6/1994

Clube: Cincinnati

Posição: Defesa

Rónald Matarrita vingar-se-á no Mundial. O extremo não pôde estar na Rússia, porque se lesionou no treino antes da sua estreia, abandonando então o estágio da seleção. Agora, Matarrita está pronto para viver a sua estreia no Mundial, e o sorriso não lhe sai do rosto, fruto da satisfação pelo momento que vive.

23
 Patrick Sequeira

PATRICK SEQUEIRA

Data de nascimento: 1/3/1999

Clube: Deportivo Lugo

Posição: Guarda-Redes

É a aposta de futuro. Praticamente sem se estrear no Saprissa da Costa Rica, mudou-se para o estrangeiro, onde tem alinhado por equipas diferentes, e agora está na segunda divisão espanhola. Pelo caminho que tomou, tem sido comparado com Navas, embora em condições diferentes. Sequeira destaca-se pela sua altura e jogo aéreo, e no futebol internacional tem trabalhado os reflexos e o jogo de pés, uma vez que é o projeto da Costa Rica para ocupar o lugar de Navas.

24
Roan Wilson

ROAN WILSON

Data de nascimento: 1/5/2002

Clube: AD Municipal Grecia

Posição: Médio

Quando Roan Wilson se juntou ao Limón FC, apostou com o seu treinador que lhe devia um carro caso se tornasse profissional. Hoje Wilson não só é profissional, como está também entre os escolhidos para jogar no Mundial. Roan é poderoso, tem bom controlo de bola e boas dinâmicas para o futebol internacional.

25
Anthony Hernández

ANTHONY HERNÁNDEZ

Data de nascimento: 11/10/2001

Clube: Puntaneras FC

Posição: Médio

Anthony é a prova de que «os sonhos cumprem-se». É o representante de uma equipa «não tradicional» na seleção. Pertence aos Puntaneras FC, recém-promovido à primeira divisão, e que semifinalista na última campanha. Já com a seleção, o extremo marcou um golo frente ao Uzbequistão.

26
Alvaro Zamora

ÁLVARO ZAMORA

Data de nascimento: 30/3/2002

Clube: Saprissa

Posição: Médio

É a surpresa da convocatória. O jogador do Saprissa apenas agora disputou o primeiro torneio no país, mas já encheu o olho ao selecionador para conquistar um lugar, embora não tenha integrado o plantel que fez a fase de qualificação para o Mundial.

Maisfutebol
Boavista: a mesma luta 7 ago 2023, 11:00
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Uruguai: o guia 11 nov 2022, 18:42
Gana: o guia 11 nov 2022, 15:09
Brasil: o guia 10 nov 2022, 21:39
Qatar: o guia 7 nov 2022, 10:43
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32
Portugal: o guia 1 nov 2022, 23:42
Alemanha: o guia 25 jun 2022, 00:45
Bélgica: o guia 25 jun 2022, 00:00
Dinamarca: o guia 24 jun 2022, 23:55
Irlanda do Norte: o guia 24 jun 2022, 16:02
Áustria: o guia 24 jun 2022, 14:13
França: o guia 24 jun 2022, 00:00
Países Baixos: o guia 23 jun 2022, 23:24
Portugal: o guia 23 jun 2022, 20:41
Inglaterra: o guia 23 jun 2022, 11:38
Suécia: o guia 23 jun 2022, 00:00
Suíça: o guia 23 jun 2022, 00:00
Itália: as jogadoras 22 jun 2022, 20:04
Suíça: as jogadoras 21 jun 2022, 23:28
Bélgica: as jogadoras 21 jun 2022, 23:17
Noruega: as jogadoras 20 jun 2022, 23:35
França: as jogadoras 20 jun 2022, 14:32
Dinamarca: as jogadoras 19 jun 2022, 22:20
Suécia: as jogadoras 17 jun 2022, 00:10
Islândia: as jogadoras 16 jun 2022, 23:17
Finlândia: as jogadoras 16 jun 2022, 15:14
Inglaterra: as jogadoras 16 jun 2022, 01:24
Portugal: as jogadoras 31 mai 2022, 18:34
Polónia: a análise 11 jun 2021, 23:48
França: a análise 11 jun 2021, 13:53
Eslováquia: a análise 11 jun 2021, 00:00
Espanha: a análise 11 jun 2021, 00:00
Escócia: a análise 10 jun 2021, 22:40
Croácia: a análise 10 jun 2021, 22:39
Inglaterra: a análise 10 jun 2021, 22:39
Portugal: a análise 10 jun 2021, 22:01
Suécia: a análise 10 jun 2021, 21:14
Ucrânia: a análise 10 jun 2021, 01:20
Áustria: a análise 10 jun 2021, 01:19
Rússia: a análise 9 jun 2021, 00:11
Finlândia: a análise 9 jun 2021, 00:10
Suíça: a análise 8 jun 2021, 00:11
Turquia: a análise 8 jun 2021, 00:11
Finlândia 7 jun 2021, 00:24
Escócia 7 jun 2021, 00:23
Suíça 7 jun 2021, 00:23
Suécia 7 jun 2021, 00:23
Dinamarca 7 jun 2021, 00:23
Espanha 7 jun 2021, 00:22
Ucrânia 7 jun 2021, 00:22
Itália 7 jun 2021, 00:22
Países Baixos 7 jun 2021, 00:22
Bélgica 7 jun 2021, 00:21
Turquia 7 jun 2021, 00:21
País de Gales 7 jun 2021, 00:20
Macedónia do Norte 7 jun 2021, 00:20
Rep. Checa 7 jun 2021, 00:20
Polónia 7 jun 2021, 00:20
Croácia 7 jun 2021, 00:19
Áustria 7 jun 2021, 00:19
Hungria 7 jun 2021, 00:19
Rússia 7 jun 2021, 00:19
Alemanha 7 jun 2021, 00:18
Eslováquia 7 jun 2021, 00:18
Inglaterra 7 jun 2021, 00:18
França 7 jun 2021, 00:17
Portugal 20 mai 2021, 23:45
100 anos do Sp. Braga 18 jan 2021, 23:51