Maisfutebol

Um ano na vida de Ronaldo: as coisas que ele fez em 365 dias

1
Spal-Juventus

Fevereiro 2020: mil jogos

Cristiano Ronaldo entrou no 36.º ano de vida a fazer o que sempre fez: marcar golos. O primeiro jogo destes últimos 365 dias foi com o Verona, mas seria na partida seguinte que o internacional português atingiria dois marcos históricos.

Frente à SPAL, Ronaldo fez o jogo mil da carreira e, nesse dia, ao marcar, tornou-se no único jogador da Juventus a fazer golos em onze jogos seguidos na Serie A e mais do que isso, a igualar uma marca que só Fabio Quagliarella e Gabriel Batistuta tinham conseguido.

2
Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo

Março 2020: ida ao Bernabéu e mãe internada

No início de março já o mundo estava preocupado com a pandemia, mas ainda sem haver previsões nem de confinamento. Cristiano Ronaldo aproveitou para no dia 1 de março ir a Madrid ver o Real Madrid-Barcelona, partida em que tantas vezes foi protagonista.

No entanto, o mês seria particularmente difícil para Cristiano. A mãe, Dolores Aveiro, foi internada de urgência devido a um AVC.

Cristiano viajou para a Madeira e lá ficou durante um largo período, com a pandemia a espalhar-se pelo mundo e, sobretudo, a afetar a Itália.

3
Ronaldo Ferrari

Abril 2020: GOAT e bilionário

Com o futebol parado, Cristiano Ronaldo continua na Madeira a acompanhar a mãe e longe do estado de coisas em Itália. O país transalpino vive momentos dramáticos e a Madeira é neste momento um porto seguro.

Lá fora, Cristiano não deixa de ser notícia e é eleito pelos leitores da MARCA como o G.O.A.T. (Greatest of All Time), numa renhida votação com Messi.

Já a conceituada revista Forbes informava que Cristiano Ronaldo ia tornar-se no primeiro bilionário da história do futebol, mesmo com os cortes de salários impostos pela Juventus.

Ronaldo entraria assim na lista dos desportivas que já se tornaram bilionários, casos do o golfista Tiger Woods (2009) e do pugilista Floyd Mayweather (2017).

4
Cristiano Ronaldo voltou ao trabalho com a juventus (Fabio Ferrari/LaPresse via AP)

Maio 2020: adeus Madeira e algo muito raro

Cristiano Ronaldo disse adeus à Madeira a 5 de maio e seguiu para Itália no seu avião particular. O jogador português viajou na companhia de Georgina Rodríguez e dos filhos e, mais tarde no mês, voltou a trabalhar na Juventus 72 dias depois de ter saído de Itália.

A passagem pelo Funchal mostrou um Ronaldo mais aberto na vida pessoal, com vários momentos na ilha a serem partilhados, mas é já em Itália que o internacional português surpreende e entra num direto de Bruno Nogueira no Instagram.

Algo muito raro em Ronaldo, que não deixou de aderir a um dos «eventos» mais concorridos do ano, nas redes sociais portuguesas.

5
Nápoles-Juventus (AP Photo/Andrew Medichini)

Junho 2020: regresso e derrota amarga

Finalmente, os jogos regressam e com eles Cristiano Ronaldo volta aos campos. Escusado será dizer que também voltou aos golos.

No entanto, a Juventus e Ronaldo perdem a Taça de Itália para o Nápoles. Uma derrota amarga que levou Cristiano a fazer um comentário público.

«Nunca desistir», até porque havia mais provas para ganhar.

6
Juventus

Julho 2020: recordes e campeão!

O campeonato italiano ainda não estava selado e a Juventus e o português atiraram-se à tarefa.

Quando Cristiano Ronaldo bisou frente à Lazio ultrapassou os 50 golos na Serie A [em duas épocas] – e tornou-se no primeiro jogador da história a atingir essa marca nas Ligas italiana, espanhola e inglesa.

Além disso, foi o mais rápido a chegar aos 50 golos no campeonato italiano desde a temporada 1994/1995 – precisou de apenas 61 jogos para o fazer, e tornou-se apenas no terceiro jogador da Juventus a apontar pelo menos 30 golos na Serie A, depois de Felice Borel (31 em 1933/34) e Joh Hansen (30 em 1951/52).

Cinco dias depois desse bis, Ronaldo marcou de novo, dessa vez à Sampdoria, para se tornar campeão de Itália e conquistar o 30.º troféu de uma imensa carreira.

7
Cristiano Ronaldo no Juventus-Lyon (AP Photo/Antonio Calanni)

Agosto 2020: recorde de 86 anos e mudança

A temporada em Itália chegou ao fim e num grande duelo com Immobile e Lewandowski acabou no terceiro lugar na corrida à Bota de Ouro.

Agosto foi também um mês em que Cristiano bateu outro recorde, este com 86 anos, numa noite amarga, porém.

Ronaldo bisou frente ao Lyon, chegou aos 37 golos na temporada e assim tornou-se no único jogador da história da Juventus a chegar àquele número numa temporada. O registo anterior era de Felice Placido Borel, que na temporada de 1933/34 fizera 36 golos.

No entanto, essa noite foi amarga e a Vecchia Signora foi eliminada da Liga dos Campeões. Os efeitos da eliminação foram imediatos: Sarri saiu do comando técnico no dia seguinte e entrou Andrea Pirlo.

8
Ronaldo

Setembro 2020: seleção e marca histórica

Cristiano Ronaldo voltou a representar Portugal em setembro. Falhou o jogo com a Croácia, mas defrontou a Suécia, em Solna.

Um palco onde o capitão já tinha sido feliz e onde voltou a fazer História.

Num livre perfeito, Cristiano Ronaldo atingiu uns inacrediáveis 100 golos pelo país. Tem 102 atualmente.

9
Ronaldo

Outubro 2020: positivo a Covid-19

Outubro foi um mês mau para Cristiano Ronaldo. Começou com uma polémica devido à quebra das regras de confinamento e continuou, nos primeiros dias, com um assalto à sua residência no Funchal.

No processo cível que o opõe a Kathryn Mayorga, Cristiano Ronaldo espera o encerramento do caso depois de um tribunal norte-americano chamar a queixosa a depor.

Ainda assim, é o que sucede no dia 13 que marca o mês. Cristiano Ronaldo testa positivo a Covid-19 num estágio da seleção. Com boa disposição, surge na varanda da Cidade do Futebol, apesar de todo o constrangimento que a situação lhe vai causar.

10
Portugal venceu a Croácia em Split

Novembro 2020: regresso a toda a força!

Cristiano Ronaldo cumpre quarentena, e no dia 1 de novembro volta a ação: resultado? A Juventus goleia 4-1 e o português marca dois golos. «Cristiano is back», escreveu o próprio.

Um problema num tornozelo levanta a dúvida sobre a utilização de Cristiano na seleção, mas Ronaldo joga mesmo perante Andorra, marca e alcança a vitória 100 por Portugal.

Quando Portugal bate a Croácia por 3-2, fora, na última jornada da Liga das Nações, isso não é suficiente para ir à final four da prova, mas Cristiano entra no pódio dos jogadores com mais vitórias por seleções: tem 101, atrás de Sergio Ramos e Casillas.

11
Lionel Messi e Cristiano Ronaldo

Dezembro 2020: o reencontro

As carreiras de Ronaldo e Messi estarão sempre ligadas entre elas. A 8 de dezembro, dá-se o reencontro. O internacional português visita Camp Nou num dos duelos mais esperados do ano, para novo confronto com o argentino.

É o reviver da rivalidade que viveram quando Cristiano estava em Madrid. Agora, pela Juventus, o 7 marca dois golos em Camp Nou e a Vecchia Signora vence 3-0.

Por essa altura, já Ronaldo tinha passado a incrível marca de 750 golos na carreira, que conseguiu na jornada anterior de Champions.

Entra no Dream Team histórico da Bola de Ouro e é segundo classificado no galardão que distingue Lewandowski como o melhor do ano.

12
Cristiano Ronaldo e Pelé (AP)

Janeiro 2021: maior do que Pelé

Ano novo, velho hábito: Ronaldo continua a marcar. A popularidade do português também continua a aumentar e Cristiano é a primeira pessoa no mundo a chegar aos 250 milhões de seguirdores no Instagram.

No campo, vence a Supertaça Italiana, o 31.º troféu da carreira, e faz 760 golos: Ronaldo é maior do que Pelé, pois passa o brasileiro em número de golos em jogos oficiais.

Há quem diga que é o maior marcador da história, mas a federação checa reclama e diz que Josef Bican tem 821 marcados.

A 27 é o aniversário de Georgina Rodriguez e Ronaldo decide celebrar com a companheira. De novo envolto em polémica, acusado de quebrar as regras de confinamento.

13
Cristiano Ronaldo festeja o bis ante o Inter, na primeira mão da meia-final da Taça de Itália (Luca Bruno/AP)

Fevereiro 2021: cinco dias, extraordinário

O mês leva cinco dias, mas nem por isso Cristiano Ronaldo deixa de ser extraordinário.

No único jogo que fez em fevereiro apenas e só resolveu um jogo com um dos grandes rivais da Juventus. O Inter recebe a Vecchia Signora em San Siro, para a Taça de Itália, e Cristiano marca dois golos numa vitória por 2-1.

São 762 golos no total de uma carreira, números que pode ver já a seguir.

14
Cristiano Ronaldo

Um ano de novos desafios

Cristiano Ronaldo celebra o 36.º aniversário, ao qual chega com uns números fantásticos. O português marcou 40 golos nos últimos 365 dias e enfrenta o próximo ano com novos desafios.

Para além dos troféus coletivos que a Juventus e a Seleção Nacional têm, Cristiano pode bater os 109 golos do iraniano Ali Daei e, assim, ser o melhor marcador de sempre das seleções. Ronaldo tem 102.

Para além disso, Cristiano tem 762 golos em toda a carreira e, para acabar de uma vez por todas com a discussão sobre quem é o maior goleador da História do futebol precisa de chegar aos 821 que oe checos dizem que Josef Biscan tem.

Parece difícil, mas o homem que nasceu há 36 anos não admite impossíveis.

Maisfutebol
Alemanha: o guia 25 jun, 00:45
Bélgica: o guia 25 jun, 00:00
Áustria: o guia 24 jun, 14:13
França: o guia 24 jun, 00:00
Portugal: o guia 23 jun, 20:41
Suécia: o guia 23 jun, 00:00
Suíça: o guia 23 jun, 00:00
Polónia: a análise 11 jun 2021, 23:48
França: a análise 11 jun 2021, 13:53
Espanha: a análise 11 jun 2021, 00:00
Eslováquia: a análise 11 jun 2021, 00:00
Escócia: a análise 10 jun 2021, 22:40
Croácia: a análise 10 jun 2021, 22:39
Inglaterra: a análise 10 jun 2021, 22:39
Portugal: a análise 10 jun 2021, 22:01
Suécia: a análise 10 jun 2021, 21:14
Ucrânia: a análise 10 jun 2021, 01:20
Áustria: a análise 10 jun 2021, 01:19
Rússia: a análise 9 jun 2021, 00:11
Finlândia: a análise 9 jun 2021, 00:10
Suíça: a análise 8 jun 2021, 00:11
Turquia: a análise 8 jun 2021, 00:11
Finlândia 7 jun 2021, 00:24
Suíça 7 jun 2021, 00:23
Suécia 7 jun 2021, 00:23
Escócia 7 jun 2021, 00:23
Dinamarca 7 jun 2021, 00:23
Espanha 7 jun 2021, 00:22
Ucrânia 7 jun 2021, 00:22
Itália 7 jun 2021, 00:22
Países Baixos 7 jun 2021, 00:22
Turquia 7 jun 2021, 00:21
Bélgica 7 jun 2021, 00:21
País de Gales 7 jun 2021, 00:20
Macedónia do Norte 7 jun 2021, 00:20
Rep. Checa 7 jun 2021, 00:20
Polónia 7 jun 2021, 00:20
Áustria 7 jun 2021, 00:19
Croácia 7 jun 2021, 00:19
Hungria 7 jun 2021, 00:19
Rússia 7 jun 2021, 00:19
Alemanha 7 jun 2021, 00:18
Eslováquia 7 jun 2021, 00:18
Inglaterra 7 jun 2021, 00:18
França 7 jun 2021, 00:17
Portugal 20 mai 2021, 23:45
100 anos do Sp. Braga 18 jan 2021, 23:51