No dia 24 de setembro de 2021, na Zalgiris Arena, em Kaunas, na Lituânia, Ricardinho marcou o último golo pela Seleção Nacional. Um golaço, como não podia deixar de ser. Na vitória por 4-3 sobre a Sérvia, que valeu o apuramento para os quartos de final, o capitão de Portugal abriu a contagem com um pormenor delicioso de calcanhar.
14 de novembro de 2012, Banguecoque. Em jogo do quartos de final do Mundial, Ricardinho só precisou de onze minutos para marcar um hat-trick. O segundo golo, porém, foi uma obra de arte: um pontapé acrobático, com o internacional português todo no ar. No final o resultado foi amargo, Portugal deixou-se empatar (3-3) e acabou eliminado pela Itália no prolongamento, mas aquele golo ficou para a história.
A 26 de setembro de 2016, em Cali, na Colombia, Portugal venceu o Azerbaijão por 3-2 no caminho para as meias-finais do Mundial, tendo o último golo, precisoso no fim de contas, pertencido a Ricardinho: uma obra de arte do português, que desviou de calcanhar, e de costas para a baliza, um passe longo de João Matos.
No dia 4 de fevereiro, em jogo da fase de grupos do Euro 2016, Portugal venceu a Eslovénia por 6-2 e garantiu o apuramento para os quartos de final. Ricardinho fez um hat-trick, mas retina ficou um calcanhar por baixo das pernas do guarda-redes.
A 23 de novembro de 2007, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, Portugal empata 2-2 com a Espanha em jogo das meias-finais do Europeu, acabando por ser afastado no desempate por penáltis. Ricardinho fez num pontapé acrobático o golaço que colocou a Seleção Nacional a ganhar por 2-0, a cinco minutos do fim. Tudo parecia bem encaminhado, mas nos últimos cinco minutos a Espanha fez dois golos.
A 1 de fevereiro de 2012, no último jogo da fase de grupos do Euro 2012, Portugal venceu o Azerbaijão por 4-1 e garantiu o apuramento para os quartos de final, nos quais viria a ser eliminado pela Itália. Ricardinho fez o 4-1 final com um chapéu... fabuloso.
No dia 31 de janeiro de 2018, no último jogo da fase de grupos do Europeu de futsal, Portugal vence a Roménia por 4-1 e garante o apuramento para os quartos de final, tendo Ricardinho feito o 3-1 com um momento de puro talento: rodou com a bola colada ao pé e atirou de letra para o fundo do baliza.
No dia 11 de fevereiro de 2015, num jogo particular realizado em Bragança, Ricardo mostrou porque era o melhor jogador do mundo de futsal. Frente ao Kuwait, o esquerdino fez dois golos, na vitória por 8-2, tendo um deles sido um pontapé de bicicleta admirável.
O dia 8 de fevereiro de 2016 não foi feliz para Portugal: a Seleção Nacional perdeu por 6-2 frente à Espanha e foi eliminada do Euro 2016, em jogo dos quartos de final. Ricardinho marcou os dois golos de Portugal, mas é o segundo que nos traz aqui: um cabrito por cima de um adversário espanhol e um grande golo, a 14 minutos do fim, que fez o 2-4 e encheu a Seleção de esperança. De nada adiantou...
Era um sábado, dia 6 de fevereiro de 2016, quando Ricardinho pintou provavelmente a maior obra de arte com a camisola da Seleção Nacional. Frente à Sérvia, em jogo da fase de grupos do Euro 2016, e quando Portugal perdia por 1-0, Ricardinho pegou na bola, deu um nó cego em Marko Prsic e rematou fortíssimo ao ângulo. A Seleção Nacional haveria de acabar por vencer por 3-1, mas para a história ficou aquele golo.