As listas A, B e C concorrem a todos os órgãos sociais do FC Porto, enquanto a Lista D concorre apenas ao Conselho Superior.
Lista A - encabeçada por José Lourenço Pinto (Mesa da Assembleia Geral), Jorge Nuno Pinto da Costa (Direção), Ricardo Valente (Conselho Fiscal e Disciplinar) e Américo Aguiar (Conselho Superior);
Lista B - encabeçada por António Tavares (Mesa da Assembleia Geral), André Villas-Boas (Direção), Angelino Ferreira (Conselho Fiscal e Disciplinar) e Fernando Freire de Sousa (Conselho Superior);
Lista C - encabeçada por Luís Barradas (Mesa da Assembleia Geral), Nuno Lobo (Direção) e Heleno Barreiras (Conselho Fiscal e Disciplinar);
Lista D - encabeçada por Miguel Brás da Cunha (Conselho Superior).
Confira todos os nomes das listas concorrentes às eleições do FC Porto.
As urnas estão abertas entre as 9h e as 20h. Caso haja fila, as urnas só encerram após o último sócio que chegou ao recinto até às 20 horas votar.
Não é possível votar antecipadamente ou por correspondência. Têm capacidade eletiva os sócios seniores, com mais de 18 anos de idade, com mais de um ano de filiação, renumeração efetuada e a quota de março paga. Para votar, é obrigatória a apresentação do cartão de sócio, em formato físico ou digital, bem como um documento de identificação, também em formato físico ou digital: Cartão de Cidadão, Passaporte ou Carta de Condução.
Haverá 44 mesas de voto no Estádio do Dragão (em 2020 eram oito mesas). Cada uma terá até sete elementos em permanência: um presidente e dois escrutinadores (mais um que será suplente), que são formalmente indicados pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Lourenço Pinto, e recrutados de forma interna através dos Recursos Humanos do clube, com o requisito de não pertencerem a qualquer candidatura. Além destes, haverá um delegado por mesa (que pode ser substituído) indicado por cada uma das quatro listas.
No total serão 176 os membros das mesas de voto e mais de 180 delegados (haverá listas que não indicarão um delegado por mesa).
O acesso às mesas de voto é feito através de quatro portas na bancada poente do Dragão (26, 27, 3 e 4) e de outras quatro na bancada nascente (18, 17, 13 e 12).
Os eleitores com mobilidade reduzida têm acesso exclusivo através das portas 2 e 14.
Têm prioridade de acesso as pessoas com deficiência ou incapacidade; idosos com idade igual ou superior a 65 anos que apresentem evidente alteração ou limitação das funções físicas ou mentais; grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo.
Os eleitores com deficiência visual poderão solicitar uma matriz em Braille, as cabines de voto estão equipadas com uma mesa rebaixada para todos os adeptos com mobilidade reduzida. Haverá ainda uma intérprete de língua gestual durante o período de votação.
Agentes da Polícia de Segurança Pública não serão admitidos no interior do Estádio do Dragão, mas farão a segurança nas imediações. De acordo com informações recolhidas pelo Maisfutebol, há uma grande articulação entre Mesa da Assembleia Geral, presidida por Lourenço Pinto, direção de segurança e PSP.
Há uma centena de agentes de segurança destacados para a operação de segurança. A PSP só entrará no espaço a pedido do presidente da MAG, ou por denúncia de algum associado que seja vítima de crime público e que possa colocar em risco o funcionamento das eleições.
Haverá um perímetro de segurança em torno do Dragão. Apenas sócios do clube poderão aceder à praça em volta do estádio. Após passado este primeiro controlo, haverá outra verificação da identidade junto às mesas de votação.
Por determinação do presidente da MAG, não será possível filmar e fotografar o recinto de votação.
Após o encerramento da votação, as urnas são abertas e é feita a contagem perante todos os elementos da mesa, incluindo delegados das candidaturas, e é lavrada uma ata com os resultados assinada por todos. Seguidamente, a documentação eleitoral é transportada para local a definir pela Mesa da Assembleia Geral.
Protestos, reclamações, requerimentos ou pedidos de esclarecimentos relativos ao processo eleitoral devem ser dirigidos ao presidente da MAG.
As listas vencedoras para a Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal e Disciplinar, bem como os eleitos para o Conselho Superior (através do método de Hondt), são divulgadas pelo Presidente da MAG através do website oficial do FC Porto, logo após o apuramento dos resultados.
Os órgãos eleitos têm o dia 12 de maio como data-limite para a tomada de posse.